Faz limite com Barros Filho, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Deodoro, Ricardo de Albuquerque, Costa Barros e Anchieta. Seu nome é uma homenagem à "Nossa Senhora de Guadalupe", cuja Matriz, no Rio de Janeiro, localiza-se nesse bairro. Foi criado como um dos projetos da antiga Fundação da Casa Popular e inaugurado pelo presidente Getúlio Dornelles Vargas. Destacam-se também os Iglus de Guadalupe, um conjunto de casas em formato de semiesfera, que lembram iglus, edificado no final dos anos 1940 na Rua Calama.
Conta com farto comércio, bancos, shoppings center, uma creche municipal, cursos, laboratórios, cinema, clubes, academias, fábricas, a Lona Cultural Terra, restaurantes, hipermercado, drogarias, clínicas, faculdade, o Posto de Saúde Augusto Amaral Peixoto e várias escolas municipais e particulares.
Encontram-se em Guadalupe: a fábrica da Pimaco, fábrica da Perdigão, unidade do Atacadão Auto Serviço, Prezunic Center (que conta com Casa & Vídeo, Cacau Show, C&A, Casas Bahia, Mc Donald's, O Boticário, além, é claro, do supermercado Prezunic), unidade do curso de línguas Fisk, unidade do laboratório de análises clínicas Labormed, Guadalupe Shopping (com Bob's, Bradesco, e o cinema Ponto Cine), Colégio Pio XII, Colégio Marechal Lott, Casa de Shows Nova Brasil Show, etc.Guadalupe é cortado pela Avenida Brasil, que liga o Centro à Zona Oeste. Devido a isso, é servido de inúmeras linhas de ônibus que transitam diariamente de um extremo ao outro da cidade. Outras vias importantes que cruzam e dão acesso ao bairro são: Rua Marcos de Macedo, Estrada do Camboatá, Rua Francisco Portela e Rua Luís Coutinho Cavalcanti.
Em dezembro de 2009, a incorporadora Saphyr anunciou o projeto de construção de um grande shopping center no terreno da antiga fábrica de medicamentos Melhoral. A inauguração do empreendimento está prevista para 24 de novembro de 2011. Em maio de 2010, foi divulgado que este novo shopping se chamará Jardim Guadalupe.
Neste bairro localiza-se a sede da Subprefeitura da Zona Norte. Ela abrange a XV AR (Madureira), XXII AR (Anchieta), XXV AR (Pavuna) e a XXXI AR (Vigário Geral).
Dados:
- Área Territorial (2003): 382,00 hectares;
- Total de população (2000): 46.325 habitantes;
- Total de domicílios (2000): 13.959;
Guadalupe faz parte da XXII Região administrativa (Anchieta) da cidade do Rio de Janeiro. Além da Fundação da casa popular. também a KIBOM possuía um terreno no bairro, onde pretendia montar uma fábrica. Porém se desfez do terreno e do edifício na década de 70. Vendidos para o Manoel Crispum, que faliu em 2009. Hoje o prédio ainda existe mas os moradores já não são ex-funcionários da KIBOM.
Os bairros integrantes da região administrativa são: Anchieta, Guadalupe, Parque Anchieta e Ricardo de Albuquerque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário