Seguidores

domingo, 10 de março de 2013

Biografia do nosso patrono

Maurice Maeterlinck
Maurice Maeterlinck (1862-1949), o autor belga, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1911. Ele era um expoente notável de simbolista drama e autor do livro "O Pássaro Azul" e "Pelléas e Mélisande", no qual famosa ópera de Debussy foi baseada.

Ele ganhou fama Debussy generalizada como um músico de extraordinária importância. A medida que a sua pontuação mantida e melhorada a qualidade, resumo sonho de jogar Maeterlinck era extraordinário, como era de seu tratamento de melodia. Em suas mãos, este último tornou-se praticamente uma extensão, ou a duplicação do ritmo da fala natural. Considerado por alguns críticos como uma fusão perfeitamente casado de música e teatro, que teve revivals freqüentes.

Maeterlinck nasceu em Ghent e educado em direito na universidade de lá. Ele abandonou a profissão de advogado, quando ele se mudou para Paris em 1886 e ficou sob a influência dos poetas simbolistas. Reagindo contra o naturalismo predominante da literatura francesa, Maeterlinck escreveu alguma poesia simbolista, nomeadamente "Les serres chaudes" (Estufas, 1889).

Ele é conhecido principalmente por suas peças de teatro, pelo qual recebeu o Prêmio Nobel de 1911. 

Ele lecionou nos Estados Unidos em 1921 e passou a Segunda Guerra Mundial lá. Maeterlinck voltou para a Europa após a guerra e morreu em 6 de Maio de 1949, em Nice, França.

Maeterlinck peças são caracterizados por uma escrita clara e simples, por uma atmosfera de sonho, e com a sugestão e não a expressão direta de idéias e emoções. Suas primeiras peças são marcadas por uma atitude de profunda melancolia eo pessimismo em face do mal e da morte. Em seus últimos jogos esta atitude dá lugar a uma crença no poder redentor do amor e na realidade da felicidade humana. Suas peças incluem "O Maleine Princess" (1889, traduzido em 1892), a obra-prima de fantasia melancolia "Pelléas et Mélisande" (1892, traduzido em 1892 e transformado em uma ópera em 1902 pelo compositor francês Claude Debussy) e "O Pássaro Azul "(1909, traduzida em 1909), que se tornou um clássico para crianças.

Menos popular são "Monna Vanna" (1902, traduzido em 1904) e "O burgomestre de Stilmonde" (1918, traduzido em 1918). Maeterlinck também foi o autor de muitas obras em prosa que lidam com questões filosóficas e com a natureza, que incluem "O Tesouro dos humildes" (1896, traduzido em 1897), "A Vida da Abelha" (1901) e "A Inteligência das Flores "(1907).